terça-feira, outubro 19, 2004

O tempo é infernal.

Rapaz, o Kely Slater tá careca! Eu vi na TV. Mas, convenhamos, a Pamela Anderson, que ajudou a dar fama ao rapaz, também já tá caída, né?. Não há mais lugar onde por silicone ali. E a Praia Brava, que já tem mais prédios que o centro de Floripa. Ah sim, o mar de Canasvieiras tá imundo e o dos Ingleses também. E meu irmão me disse que até a Lagoinha da Ponta das Canas já tem placa da Fatma dizendo “imprópria para banho”. Pelas barbas do Valdir. Se bem que isso é assunto para a administração do novo município, né. Vocês tão sabendo? Do novo município que tão querendo criar. Éééé, meu filho, tão querendo dividir Floripa. Estranho? Que nada, tem neguinho querendo realmente separar o norte da Ilha e criar outra cidade. Até já pensaram em um nome - horrível e óbvio: Balneário de Florianópolis. E até que prá uma coisa esse novo município serviria: o pedágio poderia ser ativado mais facilmente. Porque, olhem com piedade, a empresa que fez aquela duplicação meia boca, aquele trabalho nas coxas, o fez pensando na fortuna espetacular que iria ganhar com o pedágio. Temos que ter compaixão por eles. Cruzes. O tempo é mesmo uma m.... Pro Slater, pra Pamela, pra Floripa...
Mas o negócio é o seguinte: o tempo passa, e o surf não decola na mídia. Mesmo sendo o segundo esporte mais praticado no País, não temos nenhuma celebridade surfística. Toni Halk - o skatista -, e o Keli Slater são celebridades aqui nos Estados Unidos. E olha que nesse país, até o golf é mais forte do que o surf e o skate juntos.
Mas o tempo vai passando e até o Guga Kuerten, nosso campeão, já tá meio de saco cheio de segurar raquete, pois já tem grana e fama suficientes. Mesmo no Brasil onde o tênis tem quase nenhuma expressão. Enquanto isso, a fama do Teco Padaratz continua local, florianopolitana. Teco pode ser até famoso em outros países mas apenas entre a rapaziada do surf. Mas como? E o tempo vai passando...
E o Maguila, heim? O tempo foi cruel com o Maguila. Não ganhou título algum, levou porrada prá dedeco, mas é mais famoso que o Peterson Rosa. Dá pra entender?
Também, surf é chato de ser televisionado, é ruim de explicar pro leitor do jornal porque que o Tinguinha passou aquela bateria e não o Mark Occhilupo. Mas “puramor de Deus”, tem coisa mais chata do que volei de praia? E todo Domingo tem mundial no Rio de Janeiro, que passa direto na Globo. E sinuca? Só alguém com a mente atrofiada – ou um outro jogador - pode ficar, em um domingo, assistindo sinuca na TV. Pois não é que o Rui Chapéu tem mais fama do que a Tita Tavares, que tantas glórias já nos deu surfando no exterior, e que é dona de uma história de vida interessantíssima. Pelo menos a Tita continua pegando onda pelo mundo, enquanto que o Chapéu, o tempo já devorou. O tempo é terrível. Onde anda Rui Chapéu, heim?
Natação, por exemplo, quem se interessa por natação? Outros nadadores, eu acho. Mas porque o Xuxa - que nada pra caramba, não se pode negar -, é mais famoso que o Vitor Ribas? Porque é que o Xuxa já tá fazendo ponta em novela da Globo e o Vitor não? Só porque o primeiro ganhou aquela medalha de bronze lá naquela olimpíada, ou a outra de prata naquele panamericano, ou aquela de ouro no sulamericano (sei lá, tô chutando)? Porra, o Vitor já foi Campeão Mundial do WQS e único brasileiro a terminar uma temporada do WTC entre os três primeiros colocados! Dá um papel qualquer prá ele aí, ô Globo, mesmo que seja na das 6, né? Não deixa o rapaz perdendo tempo porque o tempo é violento.
Quem é que sabe quantos paraquedistas radicais existem no Brasil? Talvez meia dúzia. Mais? Tá bom, duas dúzias. Então porque é que o Gui Pádua tá todo o dia na mídia, mostrando os patrocinadores, ganhando dinheiro, etc e tal? Maluco por maluco, sou mais o Carlos Burle, né? Pular de paraquedas é fácil. É só Ter coragem prá se jorgar e puxar a cordinha na hora certa. Agora, prá descer aquelas morras, coragem só, não é suficiente. Vai muita técnica aí. O tempo tá passando... e é só paraquedas, só paraquedas.
Alguém aí já foi prá praia ouvindo um cd do grupo Polegar? Aquele que o tempo destruiu? Imaginem, aquela onda perfeita sendo dropada ao som de “dá pra mim, o seu cariiinhooo, dá pra mim, o seu amoooorrr”. Então porque que o Rafael Ilha, o “vocalista” do Polegar, mesmo depois de tanto tempo, depois de arruinado em todos os sentidos, depois de abandonado pelo Gugu, continua aparecendo mais na mídia do que qualquer campeão de surf? Só porque é maconheiro? Maconheiro por maconheiro...ãh? Brincadeira. Ô Gugu, te liga, o tempo tá passando. Não vai ter mais laquê que segure esse teu cabelo, heim.

0 Comentários:

Postar um comentário

<< Home