segunda-feira, junho 18, 2007

Tudo que a manezada diz vira lei.

Gostaria que alguém me esclarecesse em que baseiam-se os pescadores para acusar de "espanta-tainhas" o movimento dos surfistas na arrebentação. Baseados em que trabalho científico, em que relatório biológico, eles apontam o surf como a causa da baixa safra no Moçambique? Será que simples pranchas e braços em meio ao caos que já é a arrebentação das praias (que são públicas, diga-se de passagem) espantam mais os peixes do que barcos, remos, motores e redes? Gostaria de saber também quantas pessoas vivem, hoje, exclusivamente da pesca artesanal na Ilha de Santa Catarina e a importância da tainha no sustento desse pessoal. Não acredito que esses dados representem algo importante o suficiente para justificar a paralisação das atividades de dezenas de milhares de praticantes do surf - o segundo esporte mais praticado no Brasil - em Florianópolis.
Mais do que um meio de sustento, a pesca artesanal passou a ser, hoje, uma atividade cultural e os esforços pela sua preservação se justificam. Mas infelizmente, os tempos mudam e como tudo mais, a pesca artesanal também precisa se adaptar a estas mudanças. Afinal, o surf só tende a crescer e a pesca artesanal, como a caça, como a coleta de frutos na mata, deve ir desaparecendo aos pouquinhos, pelo menos como base do sustento de alguém.
O negócio é que tudo que os “manés” dizem vira lei. Ninguém pode com esses caras, não tem policia, não tem governo, não tem ciência, não tem jiu-jitsu, nada. Grande parte da responsabilidade disso acontecer pertence aos manés urbanos e aos forasteiros que endeusam o nativo das praias, que acham tudo que ele faz lindo, e engraçadinho. Daí, dá nisso: pescador expulsando gente da praia, neguinho entrando na casa dos outros atrás de boi e etc.

5 Comentários:

Anonymous Anônimo said...

Gostaria que alguém da área da Economia fizesse um trabalho, demonstrando o impacto econômico dessa paralização do surfe em comparação com os valores colhidos com a pesca. Eu garanto que as coisas mudariam de rumo rapidinho, pois o município e o estado veriam o quanto estão perdendo. Outra coisa é a importância política do surfista hoje. A categoria já elegeu um vereador. Se elegermos outro, ou até um deputado, podemos ter mais força política para mudar esse panorama nefasto.

10:54 AM  
Anonymous Anônimo said...

AÇÃO PUBLICA CIVEL

OS SURFISTAS TEM QUE PASSAR UM ABAIXO ASSINADO E RECOLHER 100, 10000, 50000 ASSINATURAS, FUNDAMENTAR A CAUSA E ENTRAR COM UMA REPRESENTAÇÃO NO MINISTERIO PUBLICO E UMA AÇÃO CÍVEL NO FORUM PARA GARANTIR SEU DIREITO CONSTITUCIONAL DE IR E VIR NO MAR, JÁ QUE NÃO EXISTE LEI FEDERAL ALGUMA QUE OS IMPEÇA DE SURFAR NA EPOCA DA TAINHA E COMO LEI MUNICIPAL NÃO PODE SE SOBREPOR A LEI FEDERAL O DIREITO ESTA GARANTIDO E ESSA PROIBIÇÃO É ILICTA!

EU ACHO QUE NUM PRIMEIRO MOMENTO A COMUNIDADE DOS SURFISTAS DEVE ENTRAR DE SOLA NA JUSTIÇA E DEPOIS SIM PARTIR PARA UM TERMO DE AJUSTAMENTO DE CONDUTAS, ESTABELECENDO OS DIREITOS E DEVERES DE AMBAS AS PARTES E TAMBÉM MEDIDAS PECUNIÁRIAS NO CASO DE DESRESPEITO AO TAC. O SISTEMA DE BANDEIRAS É BOM, MAS COMO EM MUITOS CASOS ROLA UM CORPO MOLE DOS PESCADORES PARA PENDURAR AS BANDEIRAS O MELHOR SERIA ESTABELECER QUE A PARTIR DE 1 METRO DE ONDA ROLA O SURF PORQUE NESSAS CONDIÇÕES NÃO PASSA CANOA

Jorginhoi

rio de janeiro - RJ

9:43 AM  
Anonymous Anônimo said...

Oi pessoal sou Rodrigo menezinho da ilha sou pescador e surfista, acho esse tipo de atitude de sair falando sem conhecer a pesca da tainha e os pescadores não ta com nada, os caras que não conhecem o mar devem ficar calados, pois muito sim depende e muito da pesca da tainha para ter uma boa renda durante o resto do ano a lei esta em vigor e tem que ser respeitada.
Por outro lado tem o surfista que gosta de pegar onda e não liga para as bandeiras e varias vezes por dia os pescadores têm que tirara neguinho da água mesmo o mar estando bem pequeno sempre tem um idiota - para esse tolo um mergulho para dar trabalho e um apito pra sai da água burro! . Eu surfo e adoro o surf mais sei que tenho 10 meses pra surf na minha praia sem ser incomodado e dois meses com pesca que mesmo assim ainda surf em vários dias. Dai chega neguinho manezinho ou de HAOLE mesmo que já sabe que não pode surfa e querem arruma confusão porque acha que pode faze o que quiser que não vai da nada sabe.TEM MAIS QUE APANHA NA CARA MESMO FOLGADOS...
A pesca tem toda uma condição especial para acontecer para que o peixe possa ser cercado e arrastado para praia e essa condição que os surfistas não entendem, mar com uma grande saída d’água geralmente é a melhor chance para o peixe encostar na costa, o peixe também quando esta no costão também tem toda uma condição para que ele vá para praia de vento ondulação e por se tratar de um peixe muito arrisco como a tainha e muito difícil ele ir ate a praia com surfistas na água por se parecer com predadores como baleio, botos, e outras coisas do mar e mesmo com grandes ondulações se o peixe acha aquele lugar seguro ele fica para alegria dos pescadores e para desespero dos surfistas porque mesmo com mar grande eles não deixam cair ainda mais se apresentar uma previsão favorável para esse peixe encostar na costa na praia...pensa bem um lance de tainha ai com 8oookg x3,50reais=28000 tem neguinha que fala que a pesca da tainha não adianta na renda familiar ta bom...sou pelo justo sabe eu acho que deve ter respeito e ambas as partes e que a conversa e a melhor maneira sabe não custa ir ali mudar a bandeira ou ir ate o rancho pergunta se pode surf com respeito e humildade porque imagino eu que a muito mais pessoas vivendo da pesca que do surf e que na ilha e também como em outros lugares tem praias liberadas para surf cabe ai o bom senso de cada um falar mais alto.
Valeu galera desculpa ai se ofendi alguém só espero ter esclarecido um poco aqui esse impasse sobre os pescadores e surfistas.

12:27 PM  
Anonymous Bruno said...

Concordo com o comentário do pescador. Temos que saber ver o mundo com uma visão sistêmica. A pesca artesanal acontece muito antes de ter surf no estado. Que se respeite. Assim como não concordamos com outras culturas vindo aqui e fodendo com a nossa cultura, não podemos aceitar que se acabe com a pesca artesanal. É ruim ficar sem surfar? É. Mas temos 10 meses pra surfar e os pescadores tem dois meses pra pescar. Que se respeite

4:09 PM  
Anonymous pedro said...

porra meu irmao que visao distoricida voce tem.
lhe falta bom senso e imparcialidade na hora de julgar um assunto.
cale a boca da proxima vez.

10:04 AM  

Postar um comentário

<< Home